terça-feira, janeiro 24, 2006

Enxócanhar os sapatos

A expressão saiu-me sem eu notar. De tal modo que depois de a ter dito fiquei a olhá-la parada, no ar. E apercebi-me de como algumas coisas adormecem dentro de nós, mas num qualquer dia podem acordar de mansinho.
Olhei para a minha filha que na pressa do momento decidiu vir da sala até à cozinha só com os sapatos meios calçados, ou seja com os calcanhares a amarrotarem a taloeira, e repreendi-a da forma exacta como me repreendiam na infância: "Assim vais enxócanhar os sapatos."
E foi então que fiquei parada por uns momentos, a olhar para a palavra enxócanhar, como se fôssemos duas desconhecidas. Mas não. Era apenas a surpresa do reconhecimento.
Foram tantas as vezes que me disseram para não enxócanhar os sapatos. Mas quando ela me pergunta "O que é enxócanhar, mãe?", fico outra vez por breves instantes na contemplação da palavra que tanto me lembra a infância. "Enxócanhar é pô-los tortos."
Eu sempre tive tendência para enxócanhar os sapatos porque, tal como muitas pessoas da família, "deito os pés para dentro". Ouvi tantas vezes a recomendação para não "enxócanhar" os sapatos porque era muito difícil comprar uns.
Tínhamos apenas um par de sapatos da missa e outro, mais velho, de andar em casa. Enquanto estivessem em bom estado, não haveríamos de ter outros. Nada que se compare com as verdadeiras sapatarias a que se habituam desde bem pequenas as crianças de agora, que não se importam de "enxócanhar" sapatos, nem elas nem os adultos. Dou por mim a importar-me e fico contente por ter memória.

Comments:
Olá, boa tarde! Desconhecia o termo, mas também me lembro de ser repreendido por acalcanhar os sapatos. Tínhamos os sapatos da missa e os do cóte. Se os do cóte resistissem e ficassem pequenos era feita uma abertura á frente para os usarmos mais uns tempos.
 
=)
é bom saber que ainda tens dentro de ti..a voz do povo :P

beijos
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!