sexta-feira, dezembro 16, 2005

Vai-se de horário!

A primeira Missa do Parto encheu por completo a Igreja de São Gonçalo e a tradição cumpriu-se à risca. Vieram grupos a pé, tocando campaínhas para chamar gente. Cantou-se a caminho da igreja e não faltaram os licores e a poncha para aquecer.
A missa é às seis da manhã com manda a antiga tardição. No final, o adro ficou cheio de gente e de animação; os vendedores da barraca da igreja não tinham mãos a medir para satisfazer os pedidos de canja, sandes de carne de vinho e alhos, ou cacau.
Pessoas cumprimentavam-se e ficavam a conversar. Ali ao lado cantava-se um despique. Tudo como antigamente. Eu estive lá e fiquei contente por ver assim preservada a tradição das Missas do Parto, realizadas nos nove dias que andecedem a festa, uma por cada um dos meses de gravidez de Nossa Senhora.
Falei com várias pessoas, provei broas de mel, licor de cerveja, e uma poncha divinal oferecida por uma senhora do grupo das Neves, Sítio a que foi dedicada a primeira missa. Teresa e Rosa contaram-me que tinham descido a pé, desde as Neves, tal como antigamente. Demoraram meia hora para chegar à igreja. "- E regressam a casa também a pé?", perguntei. "- Não, agora é a subir, custa mais. Vai-se de horário!" Então Boa Viagem.
Aos poucos as pessoas foram dispersando, umas nos seus carros particulares, a caminho do trabalho. Outras de horário. "A subir custa mais. Vai-se de horário."
Fiquei contente por saber preservada, não só a tradição das missas do parto, mas também esta palavra tão madeirense que significa autocarro.

Comments:
Nunca fui de horário á missa do parto, mas andei muitos anos de horário, quando andava a estudar na cidade! Quando estou a ler o seu blog estou sempre sorrindo, conforme vou lendo e recordando, tanto assim é que quem me conhece já sabe o que estou lendo mesmo sem ver o ecrã! Um grande abraço para si, e já agora um Feliz Ano Novo, com muitas expressões para virmos aqui recordar!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!