quarta-feira, dezembro 21, 2005

Tin - Tá - Tum

Este ano perdeu-se um bocadinho da "Festa". Nem queria acreditar, mas a minha mãe este ano não fez tin-tá-tum, um dos mais tradicionais licores do Natal madeirense.
Manda a tradição que se sirva um licor às visitas, quando estas vão "ver a lapinha". É uma bebida forte, confeccionada à base de álcool, água e açúcar, para além da essência da fruta que lhe dá o sabor característico. As essências e o álcool encontram-se à venda nas farmácias.
O licor de tangerina é um dos mais conhecidos, tal como o tin-tá-tum, que é o mais elaborado, com uma maior variedade de ingredientes.
Na minha casa, desde que me lembro, a minha mãe fazia tin-tá-tun. O Natal terá sempre o cheiro do tin-tá-tum, ainda que aconteça como este ano e a mia mãe não o faça. Aqui fica a receita desse licor que é uma parte da "Festa".

Tin - Tá - Tum

Ingredientes

2 litros de água
1 kg de açúcar
30 gramas de chá preto
50 gramas de passas
25 gramas de canela em pau
1 vagem de baunilha
Essência de baunilha para 2 litros
1 litro de vinho tratado
1 litro de álcool

Modo de preparar

Junta-se num tacho a água, o açúcar, as passas, a canela em pau, a vagem de baunilha e o chá preto. Leva-se ao lume e deixa-se ferver durante 20 minutos.
Deixa-se arrefecer e junta-se o álcool, a essência de baunilha e o vinho tratado.
Deita-se tudo num garrafão, à excepção do chá preto, que se retira do preparado. Deixa-se repousar alguns dias antes de beber. No entanto, deve-se agitar o garrafão todos os dias.
Nota: Há quem acrescente a esta receita figos passados. Outras pessoas, em vez do vinho tratado usam vinho normal, que deitam a ferver no início, junto com os restantes ingredientes. Também há quem utilize o vinho madeira doce.

Comments:
Engraçado, deve ser a primeira vez que vejo escrito, pela oralidade diria que se chamava Tin-tan-tum
 
Olá, também o conhecia como tin-tan-tum, por já o ter visto escrito dessa maneira, mas lembro-me sempre de ouvir "Ti-tá-tum", é o melhor licor madeirense que conheço, este ano ainda não encontrei ninguém que o tivesse feito, cá em casa também não fizemos. Tenho saudades de molhar o bico com um pouco desse licor!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!