sexta-feira, dezembro 16, 2005

Tempo embezerrado, bezegaia, rovalhada

No espaço de apenas duas horas, o tempo experimentou estas três cambiantes. O tempo começou por estar embezerrado, apenas. Depois o céu transformou-se e desfez-se numa bezegaia. Daí a bocado, a bezegaia transformara-se em rovalhada.
Íamos a caminho de Santana e o tempo estava cinzento escuro, parado. "Este tempo 'tá embezerrado" - afirma o meu pai. Eu nunca tinha ouvido aquela expressão na minha vida:"O que é tempo embezerrado?"
Tanto o meu pai como a minha mãe tentaram explicar-me: o tempo está embezerrado quando se apresenta como naquele dia: escuro, parado, sem desatar nem para um lado, nem para o outro, sem abrir o sol, e sem a chuva cair. "Também se usa essa palavra para pessoas. Uma pessoa pode estar embezerrada, triste..."
No regresso, começou a cair uma chuva muito fininha, daquela que parece que nem sequer molha, que não molha mesmo: "Esta bezegaiazinha é perigosa. Quando chove mais, lava a estrada, mas isto só escorrega, é perigoso para os carros." A bezegaia é essa amostra de chuva que nem chuva é.
Ora, daí a bocado essa chuva aumentou de intensidade e passou a ser chuva que molha, embora não encharque. Uma chuva fraca, mas ainda assim chuva. Foi então que começou a rovalhar. Uma rovalhada, ou uma rovalhadinha, depende, é uma chuva fraca, daquelas que às vezes uma pessoa se sente tentada a não abrir sequer o guarda-chuva. Mas molha e provoca constipações, ora agora!
Numa só manhã assisti a um tempo embezerrado, vi cair uma bezegaia e vi também uma rovalhada. Há dias mais completos do que outros.

Comments:
Cool blog, interesting information... Keep it UP » » »
 
E nao "orvalhou" tambem? hehehehe
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!