sexta-feira, dezembro 02, 2005

Experimentar

Para "experimentar", a ver se uma pessoa tem olhado ou inveja, deita-se água num pires e reza-se sobre ele o Creio-em-Deus-Pai em cruz com uma cruz de alecrim ou umas contas (terço).
Depois basta deitar na água dois pingos de azeite e observar bem. "Se os pingos de azeite unirem, está bom. Se não, está mau." Tenho registada esta forma, mas não é a única.
Lembro-me de me terem exemplificado deitando apenas um pindo de azeite. Se este ficasse intacto na água, estava bom, a pessoa não tinha olhado. Se o azeite desaparecesse rapidamente, espalhando-se na água, a pessoa estava com um camadão e precisava ser curada as vezes que fossem necessárias.
Tenho ainda registada outra forma de interpretar o comportamento do azeite, esta a que acho mais engraçad: "Se ficar espelhento, está bom. Se ficar fangueiro, está mau." Tenho escrito tal e qual, em apontamentos com mais de quinze anos, e desta vez com o nome do informante: José Isidro da Silva Nóbrega.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!