quarta-feira, novembro 23, 2005

Um maracujal e uma araçás

São dois frutos de que gosto muito e que me levam sempre à infância e, inevitavelmente, à forma estranha como se diziam.
"Queres um maracujal?" Eu tenho a certeza de que maracujá se dizia com um "l" no fim, senão porque haveria eu de me lembrar da palavra assim pronunciada. "Um maracujal". Quero sim, quem não ia querer tão saboroso fruto?
Quero "um maracujal" dos roxos, para partir ao meio, deitar açúcar dentro das duas partes e depois, com a ajuda de uma colher de chá, ir comendo devagar, para melhor saborear, o conteúdo de cada uma das metades.
Quero também "um maracujal" comprido, que se pode partir com a mão e não precisa de açúcar, de preferência bem maduro. Adoro maracujás. No plural dizia-se assim. Mas no singular nenhum maracujá existiu na minha infãncia sem um "l" no final da palavra. E a explicação para esta forma de dizer deve ser bem simples; imagino que tenha a ver com a forma como se dizia o nome da planta: maracujaleiro em vez de maracujazeiro.
Marcujaleiro é muito mais fácil de pronunciar e foi assim que eu sempre ouvi chamar à planta que dá maracujás. Imagino que venha daíí a dedução popular de que o fruto continuava a ter o "l", no singular. No plural o "l" já não dava muito jeito e pronto.
"Queres uma araçás"? Cresci com o sabor dos araçás de todos os outonos, crescendo em simultâneo com as primeiras chuvas. Em casa dos meus avolitos, mais ou menos na direcção da porta da cozinham continua a existir o araçaleiro amarelo. Na nossa casa já não existe o araçaleiro encarnado, que todos os outonos deixava uma parte do terreiro pintada de encarnado, à medida que os frutos iam caindo ao chão. Mas existe um outro, mais para o lado da cozinha, ainda novo, mas que já dá araçás encarnados.
Na forma de dizer este fruto o que acho engraçado é termos usado sempre a forma feminina e um s no singular: "Queres uma araçás"? Ainda hoje pergunto: "queres uma araçás?" e não "queres um araçá?" Com o nome da planta acontece exactamente o mesmo que no caso do maracujaleiro. Dizemos araçaleiro, claro. Mas segundo o dicionário a palavra correcta é araçazeiro.
Sorrio quando me imagino dizendo, ao chegar a casa dos meus pais: "Vou até junto do araçazeiro procurar um araçá." Ou: "O maracujazeiro roxo já deu algum maracujá?" Está certo mas soa estranho e eu vou continuar a dizer como antigamente. Porque também é assim que se preserva a memória.

Comments:
Vivi a minha infância ouvindo falar desses frutos, com uma entoação semelhante à descrita, e com um sabor delicioso, especialmente dos araçás vermelhos, os meus preferidos :)
Bjs
 
Só depois de grande conheci os araçás, mas cmia sempre que podia um maracujal, engraçado que no plural não me recordo de serem maracujales mas sim maracujás!
 
Hi, I really enjoyed this post. Thanks.. Albert
 
O Duarte deve estar a confundir os araçás vermelhos com as Pitangas. Essas sim são vermelhas. Os araçás são parecidos em textura com as goiabas. Lembro-me das goiabas da minha tia na Serra dÁgua. São vermelhas por dentro ao contário do araçal que é esbranquiçado. As goiabas importadas do Brasil que se vendem no continente também são esbranquiçadas por dentro mas têm o aroma das goiabas da Madeira.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!