domingo, novembro 06, 2005

Santo Antoninho da Serra



Santo Antoninho da Serra
É muito casamenteiro
Ele podia ser mais rico
S’ele aceitasse dinheiro
Que há muita rapariga
Que se deseja casar
Promete forças d’azeite
P’ró santo se alumiar
Ajuntam-se aos magotinhos
Em casa das fiandeiras
A falar em casamento
Dias e noites inteiras
No domingo de manhã
Vão enfeitar o altar
O dedo do pé direito
Já ‘tá gasto delas o beijar
Mas o santo não as ouve
Nem dá pelas promessas
Algumas sempre se casam
Mas aturam muitas maçadas
Algumas aturam bebedeiras
Outras a cara quebrada
Choram amargamente
A cramar a sua sorte
Umas desejam vida aos maridos
Outras desejam-lhe a morte


No dia 14-02-1986, quando me disse estes versos para eu escrever, a minha avolita tinha, com certeza, o lindo sorriso que mostra nesta fotografia. Tinha 85 anos e lembrou-se a custo dos versos, que eu julguei se tratarem de uma cantiga muito antiga dedicada ao mais casamenteiro dos três santos populares.
Anos mais tarde, por mero acaso, vim a descobri-los num livro com parte da obra do"Feiticeiro do Norte" e que agora não consigo encontrar.
A minha avolita e madrinha, que Deus a tenha num bonito lugar, quisera eu contando histórias as anjos, para os embalar, deve ter-se rido bastante enquanto me recitava estes versos para eu escrever. De certeza absoluta, fez pausas para se rir pois ela ria-se muito. Ficava muitas vezes com o riso parado, suspenso, como se nunca fosse conseguir sair dele e quem estava junto dela ficava também com vontade de se rir. E como é bom rir!
Quem me dera que estivesses aqui para me fazeres rir, que é aquilo de que mais preciso neste momento. Preciso de me rir e tu não estás cá. Se cá estivesses pedirias por mim a Nosa Senhora do Monte e alcançarias de certeza o milagre de eu me rir, mesmo estando com uma infinita tristeza dentro de mim.

Comments:
Será que ela conseguiu o milagre?Será que te riste mesmo?hehehe
Tu riste,e eu chorei :) a vida é mesmo assim,mas digamos que chorei de felicidade :)estou tão feliz,o teu afilhado é mesmo especial,e pensar que só descobri isso depois do teu "empurraozinho".
Espero que ele ainda me faça chorar muitas vezes de alegria,e que tu fiques com a barriga a doer de tanto rir ao imaginar a cena :)

Beijinho
 
Keep up the good work 2005 nissan altima ser wallpaper Cheap calls uk jersey
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!