terça-feira, novembro 08, 2005

Pedir a "bênçoa"

No meu tempo pedia-se a "bênçoa". Os afilhados pediam a "bênçoa" aos padrinhos sempre que os viam. "- Sua bênçoa!" " - Deus t'abênçaue". Os filhos pediam a bênçoa aos pais. Os sobrinhos pediam a bênçoa aos tios. Os netos pediam a bênçoa aos avós.
Pedir a bênção - bênçoa era como eu ouvia pronunciar a palavra e era assim que a repetia também - era sinal de respeito dos mais novos para com os mais velhos.
Era obrigatório pedir a bênçoa, impensável não o fazer. À mais pequena distracção, ainda que de segundos apenas, lá vinha a resonda do adulto que nos acompanhava: "Já pediste a bênçoa à madrinha?" A criança balbuciava, envergonhada pela pequena demora: "Sua bênçoa!"
A resposta soava-me sempre assim: "Dês t'abênçaue". E então já podíamos saltitar e brincar e ir à nossa vida sossegados, porque tínhamos cumprido o nosso dever e estávamos abençoados.
Já não é hábito pedir a bênçoa, acho que as pessas se esqueceram desse velho hábito. Eu, porém, tenho sorte: uma das minhas afilhadas, sempre que me encontra, diz: "Sua bênçoa". E eu, com um largo sorriso, respondo: "Deus te abençoe". Tenho mais dois futuros a filhados, a Rossana na venezuela e o Daniel na Madeira, que fazem o mesmo, pedindo antecipadamente uma benção que nunca lhes nego e me deixa sempre um sorriso no rosto.

Comments:
Olá, boa tarde! Também me lembro de pedir a "bençoa", muitas vezes quantas encontrasse os meus tios ou padrinhos durante o dia! Ao levantar e ao deitar os meus pais também tinham direito a deitar a bençoa! Há anos que não a peço a ninguém, deixei de pedir nem sei quando!
 
Curioso esse costume perdido das pessoas cumprimentarem tios e avós, pedindo a subenção. Faziam-me em sinal de reverência e respeito. É impressionante a capacidade de revisitar nestes textos, esta panóplia de costumes, aforismos, ditos populares e hábitos culturais, muitos deles já esquecidos. Bjs ;)
 
Acho que o Daniel não vai gostar de saber que não disseste que ele também te pede a bençoa hehehehe
beijinhos
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!