terça-feira, novembro 15, 2005

Mulher que assobia

Mulher que assobia não tem sorte. É uma velha crendice popular, que vi há dias reavivada com uma exclamação da minha mãe, perante a insistência da minha menina em assobiar. "Não assobies. Perde essa mania." De início não percebi. Mas sempre que ela recomeçava com a brincadeira a avó, protectora, repetia o conselho: "Já te disse para não assobiares."
A fase dos assobios já passou. Nunca mais a ouvi assobiar. Mas isso não me causa qualquer tipo de alívio. Na verdade, não me aquece nem me arrefece. Nesta crendice eu não acredito e já explico porquê.
Ora, eu nunca soube assobiar. Lembro-me de, em criança, fazer tudo por tudo para aprender e nunca consegui. Fazia um biquinho com os lábios, como via os adultos fazerem, e soprava de todas as maneiras possíveis mas nunca consegui aprender, num saiu um som que se parecesse a um verdadeiro assobio. O que eu gostava era de conseguir assobiar uma música inteira como via fazerem várias pessoas. Mas também nunca tive muito ouvido para a música e mesmo que soubesse assobiar, duvido que alguma vez o conseguisse fazer.
Eu nunca soube assobiar e, no entanto, sempre me considerei uma pessoa sem sorte, mais numas áreas do que noutras, claro está. Ou talvez esteja a ser injusta ao dizer isto, é bem provável. Afinal, o que é isso de ter ou não ter sorte?
Esta superstição deverá estar ligada, como muitas outras, das quais espero falar neste blog, a uma cultura colectiva machista, em que tudo o que está relacionado com o homem é positivo e com a mulher é negativo. Assobiar é um acto que era atribuido aos homens e logo a mulher não devia assobiar. A sorte, julgo eu, não é para aqui chamada.

Comments:
Eu sei assobiar,não me lembro de quando aprendi,já foi há tanto tempo...nunca vi dizer que mulher que assobiasse não tinha sorte,mas acho que o meu azar nada tem a ver com isso...por outro lado,o meu pai dizia muitas vezes que assobiar em frente,ou à noite é chamar o mafarrico... :|
 
em frente ao espelho ***
lol
 
tambem ouvi dizer algo do género ''se assobias à noite o diabo vem'' mas creio que não seja verdade (espero eu :P)
 
Quando eu assobio a minha mae diz : "Mulher que assobia sorte nao via" ._.' Mas nunca me aconteceu nada .-.
 
Eu assobio desde os 10 anos minha maenunca falou nada, logo ela que sempre era das antigas, a única coisa q ela comentou para não assobia dentro de cada...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!