domingo, novembro 13, 2005

Armar uma tenda de conversa

"Armar uma tenda de conversa" é uma expressão à qual acho bastante piada, embora muitas vezes não ache piada nenhuma quando a vejo concretizada em acção. Detesto quando estou num lugar e vejo ser armada uma tenda de conversa da qual eu não faça parte.
"Armar uma tenda de conversa" é quando algumas pessoas começam a falar sobre um determinado tema e ficam embrenhadas na conversa, que se restringe a esse grupo. Normalmente diz-se quando há outras pessoas presentes mas ficam de fora da conversa.
A minha mãe usa ainda bastante a expressão "armar uma tenda de conversa" e eu só não a uso mais vezes porque a maioria das pessoas não sabe o que significa. Talvez a origem desta forma de falar tenha a ver com as tendas de antigamente. No meu sítio havia várias tendas: locais destinados a trabalhar a obra de vimes. Aí havia sempre imensas conversas e há histórias célebres passadas nas tendas, pois os rapazes entretinham-se a falar, a gozar uns com os outros e até a pregarem partidas. Era uma forma interessante de convívio, enquanto tiravam liaça, ponham os vimes de molho e faziam cestos.

Comments:
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » »
 
Enjoyed a lot! » »
 
Obrigado Lília pela ajuda. Andava à procura deste termo que a minha memória perdera. A tenda... só me ocorria oficina, mas na Camacha de há muitos anos haviam tendas familiares e os mestres e aprendizes.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!