sexta-feira, setembro 23, 2005

Chuva e foguetes dia do casamento

Casamento com chuva, casamento afortunado. Esta crença era comum no tempo dos meus pais e eles tiverem direito a chuva na segunda-feira de Outubro em que casaram na Igreja do Caniço. Os casamentos realizavam-se por regra às segundas-feiras, de manhã, e para o almoço em casa dos noivos eram convidadas apenas as pessoas mais chegadas.
As mães, quer do noivo, quer da noiva, por norma não iam à cerimónia religiosa. Ficavam em casa a tratar das lides, dando os últimos retoques para eliminar os vestígios da confusão da "cama dos noivos".
Os noivos iam para a Igreja muito cansados devido à festa da véspera e é por isso que a maioria tem um ar estranho nas fotografias a preto e branco que ficaram para a posteridade. Surgem pálidos e com olheiras, afinal naquele tempo as noivas do campo não usavam maquilhagem nenhuma. Pode-se dizer que os noivos iam para a Igreja "quase azougando" das canseiras da véspera, pois eles também andavam num vai-vém até de madrugada a servir os convidados da "cama dos noivos".
Na hora de almoço, havia sempre foguetes lançados em casa dos noivos, era da tradição. A propósito dos foguetes, conta-se ainda a história engraçada de um casal do sítio que casou às escondidas, sem dizer nada nem convidar quem quer que fosse, para ninguém meter o bedelho. Mas as coisas acabaram por saber-se e dois amigos decidiram pregar aos noivos uma partida. Um deles era o meu pai. Compraram foguetes e na hora de almoço, toca a deitá-los na precisa direcção da casa dos noivos, de maneira a chamar a atenção de todo o sítio.
Esse não foi o único caso de noivos às escondidas. Contam-se mais alguns, entre eles o de uma pessoa da minha família. Enfim, cada um com a sua mania e toda a gente tem direito a ser "bicho do buraco" de vem em quando. Mas não tenho dúvidas de que, apesar da canseira da "cama dos noivos" e da curiosidade das pessoas que iam esperar os noivos à saída da igreja para lhes atirarem flores, esses casais perderam rituais importantes. Memórias que hoje podiam contar aos filhos e aos netos, num qualquer serão, aconchegados à volta de um mesa de cozinha.

Comments:
Hoje em dia,quase ninguém casa em segredo...as pessoas já não sentem essa necessidade,e ainda bem!***********
 
Vir ao teu blog, é chegar a um espaço q nos faz viver e sonhar, realmente escreves como ninguem, pena ainda não teres escrito no grupo ahahahahahah :p
mesmo com o nome em arabe, GMMDT ****
 
Olá, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo para blogueiros.

Chama Ocasional, se você tiver interessa veja como funciona a rede aqui em www.ocasional.com.br/howto.aspx ou então pode enviar um email no smatosjr@gmail.com

Abs,
Samuel
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!