quinta-feira, setembro 15, 2005

Arrastar a asinha

Não me lembro de ter usado a palavra "asilhar", tão comum na juventude dos meus pais e dos meus tios. A expressão que me recordo de utilizar era "arrastar a asinha", empregue nas situações em que sabíamos que um rapaz andava de olho numa rapariga.
"Arrastar a asinha" era fazer a corte. Era trazer uma determinada rapariga no sentido e tentar demonnstrar-lhe a preferência, tal como algumas aves se exibem para as futuras parceiras nas alturas do acasalamento.
Era especialmente nos arraiais que se conseguia fazer o levantamento completo e actualizado dos rapazes que andavam "arrastando a asinha" e das raparigas alvo da exibição. Enquanto durava o arraial, rapazes e raparigas passeavam nas zonas à volta da igreja, normalmente aos grupinhos. Cruzavam-se vezes sem fim todos os rapazes e todas as raparigas do sítio ou até da freguesia inteira, nos arraiais maiores. Inúmeras asas se iam arrastando, em deliciosas trocas de olhares e rubores.
Os mais afoitos procuravam posições estratégicas, para melhor seguirem os passos da rapariga eleita ou para mais vezes com ela se cruzarem. E os mais descarados arrastavam a asinha a mais do que uma, claro está.
Nos dias que se seguiam, acontecia a inevitável troca de relatórios. Vizinhas comentavam suspeitas e acrescentavam outras à sua lista. Raparigas desmentiam ou confirmavam o interesse de um certo rapaz, em segredo, às irmãs ou às amigas chegadas.
Como diria o meu tio sobre o "asilhar" do tempo dele, era gostoso perceber que alguém nos arrastava a asinha.

Comments:
Arrastar a asinha...conheço o termo...espero que quando arrastares a asinha a alguém me contes :) *************
gosto mto de ti,linda
 
Os tempos não mudam. blog muito interessante
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!