quinta-feira, setembro 29, 2005

Andorinhas p'ra serra, andorinhas p'ró mar

Este dito tem a finalidade de impor a ordem no meio da confusão. Quando muitas pessoas falavam ao mesmo tempo, quase ninguém se entendendo, eis que alguém levantava a voz e dizia: "Andorinhas para a Serra, andorinhas para o Mar, sete socos para o prmeiro que falar. Eu sou rei. Posso rir, zombar e falar."
Imediatamente se calavam as vozes e reinava o silêncio. E começava a festa para quem se tinha lembrado de impor a ordem: Ria, falava, gozava. O primeiro que abrisse a boca, o que normalmente não demorava muito a acontecer, estava bem arranjado. Apanhava logo os prometidos sete socos ao meio das costas.
Na infância repeti muitas vezes esta pequena lengalenga e também obedeci a ela quando imposta por outra criança. Dei e apanhei os prometidos socos e quer num quer noutro caso, diverti-me bastante.
Só muito mais tarde soube a versão original: "Andorinhas para a serra, andorinhas para o mar, sete cabaças de merda para o primeiro que falar". Este deve ser um dos poucos casos em que a deturpação é melhor do que o original. Por mim, será sempre: "Andorinhas p´ra serra, andorinhas p'ró mar, sete socos p'ro primeiro que falar.

Comments:
Boas tardes!
Só conheço a 2ª versão da lenga-lenga, nunca tinha ouvido a 1ª, e raramente a usávamos, muito menos em frente a um adulto, podíamos levar uma capoeirada.
 
Não conhecia essa lenga-lenga mas prefiro a versão que costumavas usar na tua infância,deduzo que não deveria ter muita piada apanhar com os sete socos,mas enfim...isso é outra história!
 
Olá!!!
Aconselharam-me a ver uma biografia em que constava o seu nome..."Andorinha - Patrícia" adorei saber tudo aquilo que passou e a evolução que lhe foi atríbuida, mas também sei que nada daquilo foi que veio do céu mas sim com uma enorme força admirável e invejável pela sua evolução profissional...Os meus Sinceros Parabéns....Acabei de ver um blog, completo com lenga-lengas, impressionante que algumas delas não tinha ouvisto falar...Obrigada por existir alguém que conserva essas lindas lenga-lengas antigas e que nos dias de hoje tem um sabor especial, a forma como eram originais ao criá-las...
Beijos....continue a publicar irei visitar este blog sempre que puder...
Duarte Perestrelo
 
Olá Lília!!
Com que então "encontramo-nos", hehe!! Teve a sua graça, a situação!!
Agora já sabe quem sou!! Hehe!
""Andorinhas p´ra serra, andorinhas p'ró mar, sete socos p'ro primeiro que falar."
Muito boa!!! Hehe!
Bjs
 
Ola
Nestas bandas quando criança era :andorinhas para a serra, andorinhas para o mar, o primeiro que falr como um caldo de m...

Gosto muito deste blog faz-me recordar expressões que já nem me lembrava de tão pouco ouvir

bj Carmen
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!