sábado, agosto 13, 2005

Uma enxovia!

Tenho a casa numa enxovia! Se ainda cá estivesse, a minha avó diria assim, de certeza absoluta.
Ouvi-lhe esta palavra vezes sem conta, para se referir a um qualquer lugar sujo, desarrumado, mal arranjado. "Uma enxovia é uma coisa terrível", precisa a minha mãe, herdeira dessa genuina forma de falar.
A minha casa está uma autêntica enxovia. De tal forma que não sei por onde começar. Não sei se comece pelo pico da roupa para engomar, que balança devido à altura, se pelas janelas que precisam de ser lavadas, ou pelo chão que necessita urgentemente de ser limpo.
Muito precisa de ser feito, mas pode ser adiado mais uns minutos, para que eu registe a memória desta palavra que há muito não usava. Uma enxovia! Que saudades tenho de ouvir a voz da minha avó, ainda que fosse a dizer esta palavra nada bonita.
Consultei o dicionário de português e a palavra "enxovia" existe mesmo. Vem lá explicado que tem origem no árabe al-jubbia, poço. Significa: prisão térrea e subterrânea, escura e húmida.
Não é totalmente descabido o sentido com que é usado na minha terra. Lá no fundo, no subterrâneo escuro e húmido, consegue-se descobrir alguns pontos de contacto. Mas isso agora é secundário. Tenho a casa numa enxovia e falta-me tempo e falta-me paciência. Aqui del rei! Não gosto desta enxovia. A única enxovia de que gosto é a que imagino ouvir no timbre de voz que a minha avolita usava quando estava aborrecida com uma situação que não lhe agradava.

Comments:
e eu acabei de encontrar este texto, precisamente porque a minha mãe acabou de empregar esse tão amoroso vocábulo popular quase extinto de utilização, e não me soube esclarecer totalmente o sentido da mesma. Mas foi empregue de acordo com o que diz no texto. É isso mesmo! 4 anos depois...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!