sábado, agosto 27, 2005

Quando se levanta da cama lava os pés

Já que estou com a mão na massa aqui deixo a história de outra gaulesa. Esta nunca passou em casa dos meus avolitos. A história chegou ao conhecimento da nossa família através do Ti Cláde, que era um grande contador de histórias, o mesmo que contava o caso do homem que pegou no bezerrinho ao colo até ele ser um boi.
Pois bem, era uma mulher de Gaula que vinha da cidade para cima, e num momento de descanso, que imagino num qualquer terreiro, talvez depois de beber alguma coisa ou de ter partilhado um bocado do milho cozido do almoço, pôs-se a conversar.
Falando da filha, com orgulho: "A minha filha é muito esperta e muito limpa. Ela levanta-se da cama e lava os pés!"
Aconteceu o óbvio. A mulher continuou o seu caminho para casa mas aquilo que ela disse nunca mais foi esquecido. O Ti Cláde, com o seu jeito especial para contar histórias, registou e passou a contar o caso a filha da gaulesa que era tão limpa, tão limpa, que mal se levantava da cama lavava os pés. Ora, se ela lavava os pés mal se levantava, queria dizer que não os lavava à noite e portanto dormia com os pés sujos.
O caso da filha desta gaulesa ficou na história. A minha mãe continua a usar o exemplo para se referir a pessoas que aparentam não ser muito limpas.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!