quarta-feira, agosto 31, 2005

Os novelos das faticeiras

Nunca percebi bem o que eram esses tais de novelos. Que forma teriam? Ou simplesmente não teriam forma? Seriam invisíveis?
O certo é que sempre ouvi dizer que as "faticeiras" só conseguiam morrer depois de terem passados os novelos a alguém. Ou seja, depois de transmitirem o seu poder a outra pessoa.
Lembro-me de estarmos uma vez em casa de uns vizinhos, onde a senhora mais idosa da casa estava deitada na sua caminho de ferro, às portas da morte, de tão velhinha que era.
Recordo a voz da mulher, na sua agonia, chamando alguém com voz sumida: " Olha, anda aqui!"
Nós ficámos morrendo de medo e não nos aproximámos da cama, com medo que ela fosse feiticeira e quisesse dar-nos os tais "novelos". Eu e as minha irmãs permanecemos no terreiro, enquanto ela chamava. Seria preferível que, no caso de ela ser feiticeira, deixasse os tais poderes a alguém da família.
Mas há um método, claro que há. Um método para que a "faticeira" possa morrer sem que alguém fique obrigatoriamente com os "novelos". Se a pessoa não quisesse ficar nom o mandado da faticeira, bastava aparar os novelos com uma peneira ou um crivo (uma joeira de joeirar trigo) e ainda uma vassoura, deitando-os em seguida no lume.

Comments:
Novelos...sim lembro perfeitamente de ouvir esses relatos,diziam inclusive que se a pessoa fosse mesmo feiticeira quando deitassem a vassoura no lume com os ditos "novelos" o fogo ficaria colorido,como se de um arco-iris se tratasse...seria verdade?Não sei e sinceramente ainda bem lolol

**
 
Que engraçado, até parece um conto de bruxas!!
hehe
Beijinhos Lilia
 
What a great site » » »
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!