segunda-feira, agosto 29, 2005

O jogo do lume

Há algum tempo, na véspera de São João, regressei à infância graças ao jogo do lume. Enquando ardiam os restos da fogueira em honra do Santo, juntámo-nos, pequenos e grandes, e brincámos.
Para o jogo do lume, cada pessoa tem de ir procurar uma pedra que marque no chão o seu posto. As pedras são dispostas em círculo no chão, e cada jogador permanece no seu lugar, na sua pedra. Todos à excepção do que fica no meio, com um pau na mão.
Lembro-me perfeitamente da minha mãe nos ter ensinado esse jogo, que tanto a tinha divertido na sua infância e juventude. O jogo do lume também nos divertiu muito no nosso tempo de meninas e agora voltou a divertir três gerações juntas.
O jogador que está no meio dirige-se a um qualquer da roda, à sua escolha, aponta-lhe o pau e pergunta: "Aqui há lume?". O escolhido aponta para alguém em frente, ou em qualquer parte do círculo: "Acolá fumega!"
Enquando a pessoa do meio se dirige para o local indicado, os outros jogadores fazem sinais entre si e vão trocando de lugar. Quem está no meio tem de estar atento para conseguir um dos lugares vagos, nos escassos momentos em que os jogadores estão a proceder à troca.
Quando consegue um lugar, há sempre uma grande algazarra. Quem fica de fora, sem lugar, tem de ficar no meio. Então, pega no pau e repete a pergunta: "Aqui há lume?" E a pessoa escolhida apontando para alguém, de preferência o mais distante possível: "Acolá fumega!"
Mais trocas e baldrocas, e mais risos de uma pessoa ficar com a barriga a doer. Por vezes na pressa da troca atropelam-se uns e outros, e não é raro ficar alguém com um pé no lugar e o outro no ar, e o jogador do meio baralhado com tanta confusão, tentando um e outro lugar e não conseguindo nenhum.
Divertimo-nos todas, desde a minha tia, com quase setenta anos, à minha sobrinha com apenas quatro. Um serão para não esquecer graças a um jogo tão simples. "- Aqui há lume?" " - Acolá fumega."Apenas duas frases, algumas pedras, um pequeno pau, agilidade e atenção. Divertimento garantido!

Comments:
Infelizmente,hoje em dia muitas pessoas esqueceram esses jogos,coisas tão simples como essa,que faziam muitas crianças felizez,no tempo em que não havia dinheiro para gastar em brinquedos caros..sim,porque hoje nenhuma criança conhece esses jogos tradicionais,sabem apenas quais os ultimos lançamentos para a Ps2...É realmente uma pena!!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!