terça-feira, agosto 30, 2005

O jogo do ferrolho

Ao jogo do ferrolho não brincámos. Apenas recordámos. A minha mãe e a minha tia, e mais recentemente o meu tio vindo do Brasil, lembraram-se do muito que jogaram ao ferrolho, em especial nos dias mais frios. O jogo do ferrolho envolvia uma enorme correria e era bom para aquecer.
Primeiro era preciso escolher o ferrolho. Com um pau na mão, fazendo com ele uma cruz nas costas de um dos jogadores, dizia-se: "Ferrolho, ferrolho, olhaste para mim, ceguei-te o olho." Depois o pau era atirado para longe e a malta começava toda a correr.
O ferrolho, que acabara de ser investido nesse papel, dirigia-se rapidamente para o local onde tinha caído o pau e apanhava-o. Então, começava a correr, para tentar tocar em alguém. "O primeiro que ele tocasse com o pau ficava sendo o ferrolho". Isso após a repetição da cruz nas costas e da frase característica do jogo: "Ferrolho, ferrolho, olhaste para mim, ceguei-te o olho."

Comments:
Gosto imenso do teu blog.
Não conhecia o jogo,aprendi mais uma coisa contigo (=
Continua**
 
Já tinha ouvido falar do jogo, mas nunca o tinha percebido muito bem, aprende-se sempre ou recordamos qualquer coisa quando aparecemos por cá! Obrigado por partilha-lo conosco!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!