terça-feira, agosto 23, 2005

De quinze rebins nunca tem!

É também a uma gaulesa que se deve esta expressão, que ainda no domingo passado a minha mãe usou com naturalidade, e sobretudo com propriedade, na situação que vou contar. Estávamos no Curral das Freiras, onde decorria a Festa do Senhor. A minha menina queria que lhe comprasse um cinto. Queria e insistia, como é próprio das crianças, parando em todas as bancas do arraial. Na primeira, o cinto custava quatro euros. Na última, já mesmo no centro da freguesia, no largo por detrás da igreja, um cinto igualzinho custava três euros.
A minha menina não desistia e a minha mãe quis saber o que se passava. Eu expliquei que ela queria um cinto que provavelmente ia meter numa gaveta e nunca ia usar, como acontece com outros, e que o cinto custava três euros. A minha mãe riu-se: "De quize rebins nunca tem!"
Também me ri, reconhecendo a expressão e o seu significado, e acabei por comprar o cinto sem mais confusões.
"De quize rebins nunca tem!" Esta expressão foi utilizada há muitos anos por uma gaulesa que pasou no nosso sítio vendendo uns centros de seda, num domingo à tarde. Em casa da minha avó, ninguém comprou os centros de seda bordada, mas a gaulesa ficou um bocado a conversar e no meio dessa conversa falou de uma filha que tinha. "A minha filha quer um relógio, mas é de quinze rebins. Olhe, de quinze rebins nunca tem!"
Ãos anos que isto foi! A minha mãe era ainda solteira e as minhas tias também. Nunca se esqueceram da história do relógio da filha da gaulesa porque um relógio de quinze rebins (é assim que a minha mãe diz, não faço ideia do que são esses tais de rebins) era o mais fraco que havia naquele tempo. Acharam tanta graça que passaram a utilizar a expressão em casos como aquele do domingo passado no arraial do Senhor, no Curral das Freiras, em que eu não queria comprar um cinto de três euros, provavelmente uma das coisas mais baratas à venda no arraial.
"De quinze rebins nunca tem!" Admiro a inteligência colectiva familiar que fixou esta expressão e tão sabiamente a transformou numa figura de estilo.

Comments:
Acho que percebi a origem e o significado da expressão “Relógio de quize rebins”.
Não será um relógio com quinze rubis?

Continua a partilhar esses tesouros!
Obrigado.

Pe. David Quintal








DESCRIÇAO DO PRODUTO



Relógio Oscar automático, 17 rubis, em excelente estado, resistente a água, fundo dourado, com datador, "made in Japan". Diâmetro de 32mm.



1704 - Nicolas Fatio é o primeiro a produzir e usar nos relógios rubis perfurados como mancais.
Os rubis reduzem o desgaste da engrenagem.



Anos 80

A empresa Rolex apresenta modelos elegantes nascidos na década anterior com partes mecânicas de 19 rubis. Alguns Rolex Cellini tem a pulseira de ouro com malha Milanesa.
 
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!