quarta-feira, abril 13, 2005

O que há mais reles de conhecer

"O que há mais reles de conhecer é gente." Estávamos sentados à volta da mesa da cozinha que continua a ser o lugar mais agradável para se estar, a falar já não me lembro bem do quê, mas devíamos estar a falar de pessoas. A minha mãe afirmou, com a sabedoria habitual: "O que há mais reles de conhecer é gente." E depois acrescentou: "É um dito velho na terra."
Fiquei a olhar para ela, calada. Um dito tão velho e tão certo e eu espantei-me, como se desconhecesse totalmente esse facto evidente. "O que há mais reles de conhecer é gente." Fiquei triste porque há verdades que nos deixam assim. Quem me dera que fosse mais fácil conhecer as pessoas. Quem me dera que fosse suficiente ouvir-lhes a voz e as palavras, olhá-las nos olhos, sentir as emoções que nos transmitem e depois, serenos e contentes, ouvir a mensagem do nosso coração. E pronto. Bastavam todos esses sinais e ficávamos a conhecer uma pessoa tal como ela é na verdade e não apenas como parece ser. Quem me dera que fosse assim.
Mãe, tu tens razão em me fazeres recordar esse "dito velho na terra." Eu sei que é verdade. Mas vou permitir-me sonhar um bocadinho e vou acreditar que "não há regra sem excepção." Talvez ainda existam pessoas, basta que existam algumas, que se possam conhecer assim, da forma mais simples e universal, com a intuição e com o coração.

Comments:
Nem todas as pessoas são reles de se conhecer (a tal excepção à regra), mas algumas tornam-se "reles" e isso é que dói.
 
Há que relativizar todas as "verdades" e ter em mente que as palavras adquirem multiplos significados, segundo os mundos que vamos construindo. Todos nós somos o que parecemos e o que não parecemos ser.
 
Pois é! Diz-se, e bem(?) que o pior bicho é o humano. Mas será? Afinal, também se diz que "Não há gente como a gente!"
 
This is very interesting site...
»
 
Que texto tão lindo.... isso tocou-me .. :)
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!