sábado, abril 09, 2005

Nunca me viste? Burro me saíste!

"Nunca me viste? Burro me saíste!" Era isto que nós dizíamos quando alguém se punha a olhar para nós de forma demorada, ou com ar espantado.
Era fácil resolver o assunto: "Nunca me viste? Burro me saíste!" E pronto. Estava resolvido. Como era bom haver uma fórmula mágica para cada situação possível do dia-a-dia.
Agora não há fórmulas simples e concretas para nada. "Nunca me viste? Burro me saíste." Nunca poderia responder isto a alguém que me olhasse fixamente, sem razão aparente.
Era uma rima gira, sem dúvida. Mas a frase equivalente da geração anterior, do tempo da minha mãe, era muito mais engraçada. "Nunca me viste? Não sou milho cozido com bacalhau assado!" Milho cozido com bacalhau assado era, em tempos difíceis, um rico manjar. A fórmula não rima, é verdade. Mas é mais engraçada e tem um contexto social implícito.
Da próxima vez que a minha menina me perguntar porque é que há poemas que não rimam, vou dar-lhe este exemplo. Talvez ela perceba a diferença.

Comments:
Acho que qualquer uma pessoa fica atrapalhada quando tem alguém a olhar fixadamente.
É um pouco inquietante, como sabemos, mas essa resposta também o é! "Nunca me viste?" (num tom irónico): basta usar esta frase para que outrem fique tão atrapalhada quanto nós.
Beijinhos...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!