quarta-feira, março 16, 2005

Ficar rapando

Um dia, quando o Ti Cláde era pequeno, a mãe dele mandou-o à fazenda cavar batatas, para cozer para o jantar.
Ele foi mas distraiu-se o tempo todo na brincadeira, afinal ainda era um pequeno. Quando chegou à hora de regressar a casa com as batatas, não tinha cavado nenhumas. A panela já devia estar ao lume, à espera das batatas e ele tinha de arranjar uma solução urgente.
Não teve remédio senão ir pedir. Foi a casa do Ti Menino, e pediu que lhe dessem umas batatinhas para a mãe cozer para o jantar. Mas era tanta a vergonha que, enquanto fazia o pedido e esperava as batatas dadas por caridade, foi rapando com a mão na terra de um bardo que ficava ao lado da porta da casa do tal Ti Menino.
O Ti Cláde (Cláudio) era um verdadeiro contador de histórias e sempre que contava este episódio punha toda a gente a rir à gargalhada. De tal forma, que passaram a utilizar a expressão "ficar rapando" como sinónimo de ficar envergonhado.
Lembro-me de me dizerem em criança: "Não faças isso, para não ficares rapando." E tenho na memória o tom exacto da voz do meu tio, quando nos repreendia dizendo: "Ei, ficaste rapando, eu não disse?". Esta história foi recontada ontem, a propósito de uma expressão envergonhada no rosto da minha filha e eu ri-me como há muito não me ria, ao imaginar a figura do ti Cláde, que não cheguei a conhecer, a rapar a terra do bardo, enquanto pedia as batatas para o jantar da família.

Comments:
best regards, nice info Pamela anderson hard Pthc voyeur Kara's amateurs
 
Hi, еvеrуthing iѕ gοing ωеll hегe anԁ оfcouгsе everу one is sharing
infoгmation, that's actually fine, keep up writing.

my weblog; http://www.abermusicfest.org/S=6f5e4c2651c86fc2b681cc558134765410a9d7dc/member/9631/
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!