domingo, março 06, 2005

Estou biqueira!

Ontem não me apeteceu jantar e hoje não tive apetite suficiente para um almoço normal. Estou biqueira, não sei porquê. Há algumas semanas, estava em casa de uma amiga que festejava anos, e perante a insistência de uma convidada em quase não provar as diversas guloseimas preparadas para a ocasião, ouvi perguntarem-lhe: "Estás biqueira?"
Biqueira! Há que tempos não ouvia esta palavra, usada pelo povo para classificar as pessoas que por natureza comem pouco. Ora, eu nunca fui biqueira. É verdade que em criança adorava papas de farinha torrada e detestava puré, mas do que gostava comia bem. A prova disso eram as minhas enormes bochechas encarnadas, que ficaram na história devido ao comentário, acompanhado de imitação, de um miúdo nosso vizinho que durante uma missa inteira não fez mais nada senão olhar para mim, espantado com aquela menina tão rechonchuda, metida dentro de um vestidinho de renda, ao colo da mãe.
Não sou esquisita com comida, desde que consiga vê-la. Ou seja, legumes que sejam legumes, em vez de estarem triturados e misturados em qualquer indecifrável mistela , carne que se veja o que é, sem estar dissimulada em molhos com cinquenta ingredientes, peixe que se veja que é peixe. Enfim, gosto de tudo o que seja como é, sem ter de tentar adivinhar ou brincar às escondidas. Gosto das sopas sem mistério feitas pela minha mãe, daquelas sopas que levam de tudo e onde se enxergam claramente todos os ingredientes, gosto de milho cozido ou frito, gosto de espigos de couve com carne de porco, batatas, semilhas e inhame, e também gosto de comidas mais requintadas, desde que correspondam a essa característica de não se esconderem de mim.
Ao escrever, lembrei-me de numa infinidade de pratos deliciosos.
E no entanto, sinto que continuo biqueira.

Comments:
Eu sempre fui muito biqueiro. Lembro-me de, em criança, ser um sacrifício comer milho cozido, inhame, purés e toda a famíla das verduras.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!