quarta-feira, março 02, 2005

Apreciar

"Eu estava apreciando!" Vinha na rua cheia de pressa e registei a expressão mas não consegui localizar o autor. Era um homem que estava junto à praça de táxis do Jardim Municipal, e falava para outro, talvez fossem taxistas os dois. "Eu estava apreciando!" Ouvi o riso dos dois. A cena que o primeiro homem "estava apreciando" devia ter sido engraçada.
Tinha saudades de ouvir o verbo "apreciar" aplicado com este sentido: observar, seguir com atenção. O sentido que aparece nos dicionários para "apreciar" não é bem esse. Apreciar é dar valor, estimar. Também pode ser considerar, julgar, avaliar. É assim que usamos a palavra quase diariamente.
"Eu estava apreciando!" Continuei o meu percurso sem abrandar o passo, mas sorri sozinha. Esse foi o primeiro significado que aprendi para a palavra "apreciar". Apreciar é também olhar com atenção, ver com olhos de ver, observar. Mas penso que no fundo, pressupõe que aquilo que assim se observa seja algo divertido, agradável, interessante, ou curioso. Eu também gosto muito de "apreciar."

Comments:
É ainda tão frequente ouvir essa expressão na Madeira, que me passava despercebida, não fosse este texto destacar o sentido do "estar apreciando" regional. Interessante.
 
Enjoyed a lot! » »
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!