segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Quando os porcos bailam

"Quando os porcos bailam, adivinham chuva." Esta é uma das inúmeras sentenças populares relacionadas com as previsões do tempo, que anotei há alguns anos, numa recolha sobre o tema.
O curioso, nesta expressão, é que também se aplica a pessoas. Diz-se quando se vê uma pessoa muito contente, mais do que costuma estar, e se prevê que no dia seguinte poderá estar triste. Ou como alerta para que a pessoa não exagere na alegria, não vá, logo a seguir, decepcionar-se.
Não sei se a chuva que tem caído nos últimos dias foi adivinhada em algum chiqueiro, pelo "baile" fora do normal, dos seus habitantes. Mas a expressão encaixa como uma luva no meu estado de espírito.
Nos últimos dias, estive contente em demasia; eu própria me lembrei várias vezes da expressão popular, mas nada fiz para conter essa alegria exagerada e sem explicação. "Bailei" como fazem os porcos em vésperas de chuva, e hoje acordei triste. Penso que só um "milagre da Pisca" poderá trazer de volta a minha alegria perdida.
A expressão "milagre da Pisca" e muito engraçada e dá pano para mangas. Por isso, vou deixá-la para outra ocasião. Vou deixar para falar dela depois da chuva.



Comments:
acho o seu blog uma autentica delicia...as expressoes da minha infancia quase apagadas pelo tempo ,agora finalmente reencontradas..achei e lembrei com ternura imensas ,mas talvez a que me tenha mais memorias ,seria talvez a : azara,azara,maria da clara...por estar esquecida á decadas...e repescada do mais recondito da minha infancia..transportou-me ás alegrias da meninice na casa paterna,naqueles verões tranquilos rodeada do amor e carinho ...e a bicuetx....rsss que penso ser uma corruptela de :be quite....enfim,um desfile de memorias
Abraço e continue com o seu blog...está fantastico
 
Olá, queria dizer-lhe que achei o seu blog muito engraçado. Algumas dessas expressões já as conhecia da minha infância, outras nem as conhecia. Mas foi giro passar por aqui e recordar algumas expressões que já não ouvia há algum tempo. Continue...pois prometo não ser "reles" e continuar a visitar o seu blog!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!