sábado, fevereiro 05, 2005

Entresilhada com frio

"Estou entresilhada com frio!" E não é para menos, pois tem estado realmente frio. Esta expressão foi-me dita há dois dias por uma colega da Camacha, que se lembrou dela a propósito das baixas temperaturas dos últimas dias e também se lembrou de anotar a expressão como contributo para este blog.
Eu não reconheci logo a palavra "entresilhada", mas a minha mãe também a usa, com o mesmo sentido, como sinónimo de enregelada, penso eu.
Hoje este texto ficará curto porque tenho as mãos "engadanhadas" com o frio.
A propósito de tanto frio, quando chegar a casa vou ensinar à minha filha(ou recordar, pois penso que talvez já lha tenha ensinado) a lengalenga que dizía em criança. Era assim:

-Tens frio? Mete o cú no rio, dá um assobio, chama por teu tio, e diz-lhe que o almoço já está frio.





Comments:
Olá boas tardes! Tenho lido ultimamente esta sua página da internet com grande interesse, está simplesmente genial! A propósito de entresilhada, lembrou-me outro também usado na Camacha, raramente ouvido hoje em dia, "INTAGANIDA COM FRIO", quanto a mim queria significar exactamente o mesmo. Admiro a sua capacidade de transportar para o papel o significado exacto das expressões apresentadas. Continue!Sou da Camacha, não tenho página web, nem blog, por isso este meu comentário vai como anónimo.
Avelino Sousa sousavelino@netmadeira.com
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!