domingo, fevereiro 06, 2005

Entontecer pintos e rapar o espinhaço

"O sol de Fevereiro entontece pintos". A sabedoria popular alerta para o mal de uma pessoa se expor ao sol de Fevereiro, tão perigoso que até "entontece pintos". Mesmo sabendo dessa máxima, gostava que um sol quentinho abrisse o olho, e este frio abrandasse, nem que fosse por umas horas.
"O sol de Março rapa até o espinhaço". O sol de Março também é bastante perigoso, ainda pior que o de Fevereiro, que se limita a "entontecer pintos". O de Março vai mais além e "rapa até o espinhaço". O espinhaço é o peito, foi assim que aprendi na infância distante. O sol de Março pode provocar até pneumonias, penso ser esta a explicação do ditado, que tantas vezes ouvi repetir, em tom de aviso.
Aliás, a crença popular é de que faz mal o sol de todos os meses que têm um r no seu nome. Sobram poucos: Maio, Junho, Julho e Agosto. Ou seja, cada coisa no seu tempo. O que vem no seu tempo é bem vindo e faz bem, o que vem fora de tempo é um perigo.
São os ensinamentos da Mãe Natureza. O povo não aprendeu estes segredos com mais ninguém, a não ser com os sinais do próprio mundo à sua volta. Por isso, respeito e admiro esta sabedoria antiga. Mesmo assim, gostava que hoje o sol abrisse o olho. O domingo, no meu dicionário pessoal, é um dia de sol.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!