sexta-feira, fevereiro 11, 2005

A charola do Gaveia


"É como a charola do Gaveia, nem é bonita, nem é feia". Nunca tinha ouvido, até hoje, este dito, surgido numa conversa com a minha mãe, em que se discutia sobre a beleza de uma rapariga conhecida, que casou há pouco tempo. Eu comentei que ela estava bonita e não apenas pelo facto de estar vestida de noiva. É sabido que todas as noivas ficam bonitas, mas ela é mesmo bonita, independentemente de estar vestida de noiva ou não. A minha mãe, para dizer que ela não é feia mas também não tem uma beleza por aí além, fora do comum, afirmou: "É como a charola do Gaveia, nem é bonita, nem é feia!"
Fiquei pequenina: como é que eu nunca tinha ouvido este dito? Talvez até o tenha ouvido, mas numa altura em que não estava tão interessada em meter neste blog todos os ditos e falares possíveis. Quem era esse "Gaveia"(Gouveia, naturalmente)? "Era um homem do nosso sítio." Mas como é que surgiu este ditado? Isso a minha mãe não sabe. Talvez ele tenha, algum dia, feito de facto uma charola para levar numa romagem, de uma das festas mais rijas da freguesia, talvez para a Festa da Senhora do Livramento, ou, antes, para a Festa do Senhor.
"Olha, se calhar é só porque dá certo." Talvez a minha mãe tenha razão e seja tão simples como isso, mas não acredito. Os ditos deste género costumam basear-se sempre numa história real.
Como seria a tal charola, que o povo sentenciou que nem era bonita nem era feia? Acredito que deve ter havido uma charola: nem bonita, nem feia, mas com todos os elementos que a devem compor: de forma arredondada, toda coberta de produtos da terra e bem segura num pau, para que pudesse ser transportada na romagem aos ombros de dois homens.

Comments:
Continuo a revisitar o seu blog que acho uma delicia para os sentidos..estou tb a lembrar-me da expressao mt madeirense usada com parcimonia na minha infancia pela minha mãe e tias.:
-como estás?
-eu ,hoje estou meia semenas....e com isso queria dizer que estava adoentada...
Penso que a Lilia tb terá conhecimento desta expressão que está a cair em desuso,mas que ainda ecoa na minha memoria ....e cá me vou porque felizmente hoje não estou semenas....
 
Excellent, love it! »
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!