quinta-feira, janeiro 06, 2005

Bicuétx!

Ontem devia ter havido silêncio em memória das incontáveis vítimas do maremoto na Ásia. Mas os jornais dizem que a maioria das pessoas se esqueceu. Eu sabia e também não cumpri. Só me lembrei à noite, quando a minha filha me contou que ao meio-dia todos os meninos da escola, professores e empregados se reuniram no pátio da escola e ficaram três minutos em silêncio. Todos muito tristes, contou-me.
Foi a propósito de silêncio que me lembrei da palabra "bicuétx", que era a forma que antigamente se usava para mandar calar alguém. Em criança, obedeci muitas vezes ao silêncio imposto pela palavra "bicuétx", uma infulência do inglês "be quiet", assim transporto para a nossa língua pelos emigrantes. Parece-me que a palavra foi esquecida e que agora se diz apenas "cala-te". Será que ainda se diz "bico calado"?
De qualquer forma, eu tenho saudades é da palavra "bicuétx". Quem dera que alguém ma dissesse sempre que eu estivesse a falar demais. "Bicuétx". Nunca é tarde para o silêncio. Hoje vou dizer-me a mim mesma a palavra mágica e ficarei em silêncio em memória dos que morreram e com tristeza pelos que sobreviveram.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!