terça-feira, novembro 23, 2004

À rebendita

O que não falta neste mundo são pessoas que actuam "à rebendita". Ou seja, com maldade. Quer dizer, por vingança. "Ela fez aquilo à rebendita". O tom é de reprovação e na minha memória a voz é da minha avó. Há poucos dias voltei a ouvir a palavra e agora a voz era a da minha mãe.
"À rebendita". Vou tentar dizê-la também, e se possível ensinarei à minha filha esta palavra antiga. Tentarei mantê-la viva neste ciclo familiar de histórias, palavras e saberes, que vão atravessando os tempos quase intactos.

Comments:
Boa tarde :)
Com que gosto li alguns dos seus posts!
Fizeram a magia de trazer de volta, com as palavras, o gosto da minha infância.
Encontrei o blog, por acaso, ao tentar encontrar num dicionário online - e não encontrei! - a expressão "à rebendita" que também se usava na minha terra, Aljezur, no Algarve, e que aprendi com os meus pais.
Depois, vieram as "marcas". Já nem me lembrava que os botões de camisa eram "marcas". E a curiosa hierarquia que, Menina Bonita!, nos mostrou, também se usava na minha infância algarvia.
Obrigada!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!