segunda-feira, novembro 29, 2004

Os moços

"Eu sou moço
e tenho moço
e o mê moço
moço tem
e o mocinho
do mê moço
já quer um moço também."

As famílias mais abastadas, com mais fazenda, tinham um moço: um rapazinho, normalmente "daí de dentro"(Santana, Porto Moniz, Boaventura...), a quem davam cama, comida e algum dinheiro, para fazer os mandados da casa. O moço ia apanhar erva para as vacas, ia tirar o leite, ia à venda, fazia o que houvesse para fazer.
No meu sítio havia quatro moços: o moço da Filomena, o moço do Ti José Menino, o moço do Ti José de Góias e o moço do Ti João Batata. Nos tempos livres, eles juntavam-se, tocavam machete e "armavam-se para as raparigas"(namoriscavam).
Eu apenas conheci o moço da Filomena, quando de moço mantinha apenas o nome. Ele casou com uma afilhada da dona da casa e também teve um moço. Era o moço do moço, que acabou casando com uma sobrinha da patroa do primeiro moço.
Penso que esse não teve moço, para cumpir mais uma parte da legalenga: "Eu sou moço/e tenho moço/e o mê moço/moço tem....."
Mandar os filhos para casa alheia, por moços, era uma forma de as famílias mais pobres ultrapassarem as suas dificuldades económicas. Contaram-me que um dos filhos da Ti Carolina, que o marido deixou com oito filhos para criar, foi por moço para o Caminho do Meio. Era bom rapaz, tinha bons modos, e acabou por casar com a filha da casa.






Comments:
esta lengalenga vem me recordar a minha mãe que nos contava esta sempre que ela mandava um de nós fazer qualquer coisa e nós empurrávamos para cima do outro.
com alguma diferença na maneira de citar mas o mesmo significado.
«o meu moço quer um moço
um moço o meu moço tem
o mocinho do meu moço
quer um mocinho também»
e lá ficávamos esbugalhados com alguma vergonha á mistura e muito a contragosto acabávamos por fazer o que tinha sido pedido.
 
Looking for information and found it at this great site... Government bill pay program men's ballroom dance clothing lexapro Sewing men dress shirt alteration
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!