sexta-feira, setembro 24, 2004

Qu' atentação! Valha-me Deus.

Estou atentada! Mas que atentação! Estas palavras de antigamente dizem mais sobre a forma como me sinto do que as de hoje. "Preocupada" e "preocupação" não descrevem tão exactamente o meu estado de espírito como os termos que os meus avós e os meus pais me ensinaram. Até ir para a escola, não sabia que existiam o substantivo "preocupação" e o adjectivo " preocupada".
"Atentar" era o verbo que usávamos com o sentido de "chatear". "Ah pequena, não me atentes mais. Sossega um bocado!" "Estas pequenas passaram o dia me atentando."
"Atentada" e "atentação" desviavam-se para o lado da preocupação, para algo bem mais sério. A doença de um familiar era uma "atentação", as bebedeiras dos maridos eram uma "atentação", o futuro de um filho emigrado era uma "atentação", tudo a merecer rezas à Senhora do Monte ou a Santa Rita, talvez o cumprir das primeiras sextas-feiras do mês.
"Qu' atentação! Valha-me Deus." A minha avó acrescentaria, sem dúvida, este "Valha-me Deus".


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!