terça-feira, setembro 28, 2004

Cear e caminhar

Meu Amor anda cá à noite
Tenho ceia p'ra te dar
Cafezinho e milho frito
e um beijinho ao caminhar


Foi a minha tia Salomé que se lembrou desta quadra. Já passaram quase vinte anos desde essa altura, em que andei a fazer recolhas junto de todos os elementos da família, de tudo o que estava relacionado com cultura popular: quadras, dizeres, estórias, alcunhas, jogos...
Recolhi inúmeras quadras mas, por alguma razão que não sei explicar, fixei algumas delas e outras não. Esta é uma das que não me esqueço. Lembro-a de cor, sem ir consultar os apontamentos. Tal como me lembro de cor da expressão da minha tia, que Deus a tenha.
Nessa altura já se jantava à noite em vez de cear. Mas na infância as refeições ainda se faziam a um ritmo totalmente diferente. O almoço era às 10 da manhã. O jantar acontecia às três da tarde. À noite, era a ceia. Recordo o meu avô cavando num poio perto de casa e a minha avó a chamá-lo para jantar. O sol ia alto, eram três horas.
Ao almoço, às dez da manhã, havia sempre uma cafeteira de café preto, de cevada. Havia pão e, muitas vezes, bacalhau cozido, temperado com salsa, vinagre, azeite, alho e rodelas de cebola. Ao jantar era quase sempre uma sopa daquelas que levam tudo e mais alguma coisa. Ou então uma panela de milho, que depois servia para o jantar e para o dia seguinte. A ceia era constituida, normalmente, por aquilo que sobrava do jantar. Podia muito bem ser milho frito, com café, tal como na cantiga.
Também gosto da palavra "caminhar". "Caminhar" podia ter o significado de ir embora, como na quadra, mas era usada sobretudo com o sentido de ir a qualquer sítio, fazer uma volta qualquer. "Caminhar" era sair. "Vais caminhar?" Podia ser "caminhar" para ir à missa, à venda, a casa de uma vizinha ou familiar.
Bom, agora tenho de caminhar daqui.Tenho um trabalho à minha espera.



Comments:
A minha avó ainda hoje usa esse termo...já vais "caminhar"...e muitas vezes abalar :)
 
o que eu estava procurando, obrigado
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!