domingo, agosto 15, 2004

Na procissão do Monte

" 'Tá vendo aquela mulher com uns poucos de círios na mão?" Num dos caminhos de calçada miúda que vai dar ao Largo da Fonte, enquanto aprecia a interminável procissão de Nossa Senhora do Monte, um homem chama a atenção de outro, apontando para a mulher com muitos círios a arder. Depois continua: "Sabe aquela do Machiqueiro que prometeu ao Senhor dos Milagres duas pipas de azeite? Os filhos ficaram chateados e perguntaram-lhe porque é que ele prometia tanto. Ele respondeu: "Isto é caçoando. Então vocês acham que o senhor dos Milagres não aceita uma caçoada?"
A procissão continua percorrendo o caminho lá em baixo, ao ritmo dos sinos da Igreja e da banda de música. O segundo homem responde, de imediato, com uma gargalhada e outra anedota. "Olhe, e sabe aquela dos que estavam no mar e fizeram uma promessa de ir na procissão com milho em grão dentro dos sapatos? Eles salvaram-se e assim foi, foram na procissão. Um pedaço depois de terem começado já dois deles estavam c'os pés que não podiam mais. Mas um ia bem. Os outros perguntaram-lhe se ele não levava o milho em grão nos sapatos e ele disse que sim. Os outros ficaram desconfiados e ele disse que ia tirar os sapatos para eles verem logo que chegasse à Igreja. Ora, ele tirou e tinha o milho em grão todo esmigalhado debaixo dos pés. O milho estava cozido. Diz o homem: "Eu prometi que trazia o milho em grão mas não disse que era seco."
Riem-se os dois homens e ali mesmo se despedem, seguindo um na direcção do Largo da Fonte, e outro na do Largo das Babosas.

Comments:
Andorinha, esta está soberba! Em poucas linhas consegui rir com a mesma vontade que as tuas personagens, pois o episódio tem na sua singeleza aquele toque de quem sabe contar o que é dito de boca. Muito engraçado visualizar toda a cena supostamente religiosa para depois nos depararmos com pequeninas histórias anedócticas muito a propósito.
Estrelinha na Lua ;)
 
Demais!!!! ;)
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!