domingo, outubro 01, 2006

Enxamprado

"'Inda há bocado limpei o fogão e ele já está todo enxamprado de gordura." Assim que ouvi esta frase, dita pela minha mãe à hora do almoço, apercebi-me de que também uso o adjectivo "enxamprado/a", sem dúvida que sim, mas nunca tinha reparado que o usava.
Enxamprado quer dizer cheio...uma superfície coberta com qualquer coisa...como o fogão de gordura, uma parte do quintal com formigas, no tempo em que aparecem, ou um canto do jardim ou de um qualquer bardo, de que uma determinada planta tomou conta, por inçar facilmente, talvez uma vereda cheia de ervas, a precisar de limpeza. Os exemplos nunca mais acabariam.
Tem piada. De todos estes exemplos, o único que me resta, o que eu posso aplicar no meu dia-a-dia, seria o do fogão...não tenho jardim, nem terreiro com buraquinhos por onde possam sair formigas de asa, nem bardos com plantas das que inçam muito. Às vezes, penso que a minha vida está enxamprada de problemas. Mas, na verdade, há quem tenha muitos mais. O que posso dizer, sem margem de erro, é que a minha vida continua, como sempre, enxamprada de sonhos.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!