terça-feira, agosto 08, 2006

Ficar para inço

No dia da Festa de Nossa Senhora da Luz, em Gaula, o meu tio José Manuel apreciou uma conversa entre duas mulheres, à qual achou piada. Quando ele ma contou, eu também achei.
Não sei se instantes antes da procissão, se logo a seguir, se noutro momento qualquer, as duas mulheres conversavam. Uma delas contava a sua história e as razões por que ali estava. Tinha estado muito doente, até teve de ser operada, e no meio da aflição em que se viu fez uma promessa a Nossa Senhora da Luz, que tem fama de milagreira.
Nossa Senhora da Luz ouviu-a e a operação correu bem. A mulher salvou-se e, feliz da vida, foi a Gaula pagar a sua promessa, um círio da sua altura levado na procissão da senhora, para além das rezas e da atenção com que ouviu a missa da festa. A outra mulher ouviu a história toda e, no final, disse assim: "Mesmo tu vais ficar p'ra inço".
O meu tio riu-se da história real e eu ri-me com ele. Mas é também triste. É triste como algumas pessoas se entretêm a ser desmancha-prazeres. Como se ocupam em destruir qualquer pequena alegria alheia, por mais pequena que seja. "Mesmo tu vais ficar para inço!"
Eu também não vou ficar para inço. Mas antes de partir tenho ainda muitas coisas para fazer e, se for preciso, farei promessas à Senhora da Luz, e irei na procissão com círios do meu tamanho. E, nessa eventualidade, se encontrar a tal mulher a quem o meu tio ouviu a expressão desta história, espero ter ainda na mão o círio da promessa, porque será mesmo com ele que lhe dou uma malha.

Comments:
olá Líla perdoe-me a ignorância, mas eu não "atremei" com esta história, acredita?...o que signigica mesmo ficar inço?? :o
obrigada.

seabubble
www.freedivecentral.com
seabubble@gmail.com
 
es reles, hihihi
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!