sábado, agosto 27, 2005

Ir à missa com o fato do pai

Esta expressão deve-se à mesma gaulesa, a do relógio de quinze rebins (ou rubis, deve ser essa a palavra correcta). Na conversa que imagino no banco em frente da porta da cozinha da velha casa dos meus avolitos, para além de falar na filha e no relógio que ela queria, a mulher também falou no filho. Disse: "O meu filho é muito vaidoso. Hoje foi à missa com o fato do pai!"
A minha avó, a minha mãe e as minhas tias acharam muita piada aquilo. Porque a ideia era contraditória. Uma pessoa muito vaidosa, como ela dizia que era o filho, não usaria o fato do pai por pura vaidade. O fato com certeza não lhe acertaria na perfeição porque não tinha sido feito para ele e além do mais o cúmulo da vaidade, em princípio, não é usar roupas alheias. Naquele tempo era normal usar as roupas dos irmãos, dos pais, dos tios, ou até dos vizinhos, mas por necessidade e não por vaidade. A minha mãe conta que os meus tios não iam todos à mesma missa, para poderem usar o mesmo casaco. Vinha um da missa cedo da Camacha e cruzava-se com outro que ia para a missa do dia e aí, a meio do caminho, o que já tinha ido à missa despia o casaco e dava-o ao outro, que o vestia e seguia caminho, já mais composto. Vários elementos da mesma família também não tinham remédio senão usar os mesmos sapatos e até fatos completos, eram tempos de muita necessidade, só quem os passou é que sabe.
"O meu filho é muito vaidoso. Hoje foi à missa com o fato do pai!" Esta frase não ficou presa ao local, à circunstância e ao momento em que foi dita por uma gaulesa que andava a vender centros de seda. A frase sobreviveu a essa época de dificuldades, a essa situaçao concreta, e hoje não se resume a uma simples memória. Deram-lhe outra vida e a expressão usada pela gaulesa de que ninguém sabe o nome, continua a ser usada na minha família, em situações um pouco caricatas. Quando alguém é supostamente vaidoso mas tem atitudes contraditórias, pelo menos segundo os parâmetros de gosto de quem conhece esta história. Então, espontaneamente, ouve-se a expressão: "O meu filho é muito vaidoso. Hoje foi à missa com o fato do pai!"

Comments:
Esta Gaulesa era mesmo uma peste, uma endiabrada!
Tem piada as histórias da gaulesa!
 
Very nice site! » »
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!