sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Quando a Candelária chora...

Hoje, 2 de Fevereiro, é dia de Santa Candelária. Apesar de o meu pai ter ouvido já em meados de Janeiro melros-pretos a cantar, eu estava com esperança que hoje talvez se anunciasse uma reviravolta no anunciado "ano sequeiro".
Desde que me entendo, que ouço a sentença: "Quando a Candelária Chora, o Inverno está fora; Quando a Candelária ri, o Inverno está para vir."
O dia amanheceu risonho e com sol. Para dar um empurrãozinho a um Inverno mais prolongado, porque é o que a nossa terra precisa, até deixei o guarda-chuva no carro.
Foi sol de pouca dura. Ao meio dia já chovia nas ruas do Funchal e a meio da tarde voltou a chover.
A Candelária anuncia que o Inverno, tão pequenino, está praticamente acabado. Que pena! Eu prefiro a chuva e o frio ao calor extremo. Adoro andar nas ruas de guarda-chuva, adoro estar em casa e ouvir o som da chuva, adoro ver a paisagem toda lavada, com os verdes e as cores de brilho renovado.
Muitas pessoas, porém, devem estar contentes: praticamente todos preferem tempo de Verão porque é o que lhes serve melhor, porque actualmente o egoísmo vale mais do que o interesse geral, seja em que matéria for.
Continuo remando contra a maré. Prefiro a chuva e o frio. Não me importo de andar de casaco nem de dar encontrões a outros guarda-chuvas em ruas movimentadas.

Comments:
Há anos que oiço o ditado da Candelária e ela realmente tem razão. Este ano esperei para o dia de S. Brás, a ver se chovia 40 dias e mais, mas a chuva nesse dia foi muito pouca, uns orvalhos!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!