sábado, agosto 12, 2006

Afilhados de Nossa Senhora

"Nossa senhora do Monte
É madrinha de João
Eu também sou afilhado
da Virgem da Conceição"

Conheço esta quadra do brinco desde sempre, mas nunca me ocorreu que houvesse realmente "afilhados de Nossa Senhora." Não sei como é que me terá escapado o conhecimento deste costume. Há poucos dias, em conversa com uma amiga, ela contou-me que os dois filhos são afilhados de Nossa Senhora. Como assim?
É simples. As crianças têm um padrinho, que vai com elas à Igreja no dia do baptismo. Em vez da madrinha, é evocada Nossa Senhora, e as crianças passam a ser suas afilhadas. Lembrei-me logo da cantiga do brinco.
Na minha família não há afilhados de Nossa Senhora, se houvesse tenho a certeza que o facto teria sido alguma vez mencionado e eu não ficaria tão espantada com a revelação da minha amiga.
A minha madrinha foi a minha avó matrena, a avolita. Claro que ela não me podia dar tantas coisas materiais como davam aos afilhados outras madrinhas, as que estavam embarcadas. E não me podia dar tanta protecção como Nossa Senhora. Mas foi tão bom tê-la como madrinha. Foi tão bom ver nos olhos dela o orgulho que tinha em mim, a alegria que uma visita minha lhe dava, o carinho com que perguntava por mim. Obrigada, mãe, pela madrinha que me escolheste.

Comments:
Na minha zona (P.Sol) tambem existem pessoas que teem como madrinha N. Senhora, isto porque ao escolheres os padrinhos de baptismo, se eles nao sao casados pela igreja, o padre nao aceita, mas aos olhos dos pais da crianca o filho/a tem 2 madrinhas
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!